30/04/07

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19/04/07

C16: Chamadas telefónicas grátis

As empresas de telecomunicações estão constantemente a oferecer-nos promoções, nomeadamente, chamadas grátis aos fins-de-semana e descontos nos telefonemas que fizermos para um grupo restrito de pessoas à nossa escolha, entre outras. Além dos anúncios diários que passam nas televisões e rádios, essas propostas são também feitas através dos call-centers, a horas tardias e quase sempre contra a nossa vontade.

Apesar da Portugal Telecom continuar a ser uma empresa privilegiada em relação às demais concorrentes, o mercado das telecomunicações é um dos sectores económicos com maior concorrência e evolução tecnológica em Portugal.

Nos últimos anos, com a total massificação dos telemóveis, muitos portugueses abandonaram o telefone fixo para evitar pagar uma mensalidade fixa e muitos outros só o mantêm para poder ter internet, situação que hoje também é possivel evitar, uma vez que algumas empresas não cobram a mensalidade pela assinatura do serviço de telefone fixo.

A oferta de chamadas telefónicas totalmente grátis deve-se essencialmente à Internet e não tanto à concorrência de outros operadores telefónicos. Com o aparecimento da internet, surgiram também programas que possibilitam que duas ou mais pessoas conversem a custo zero. O passo seguinte da evolução comunicacional foi desenvolver e disponibilizar programas que possibilitam a ligação para telefones fixos ou telemóveis a custo zero ou por um valor muito inferior ao de mercado, tanto para Portugal, como para o estrangeiro. Com esta evolução, as companhias telefónicas de todo o mundo têm vindo a sofrer decréscimos significativos no volume de chamadas feitas através do telefone fixo, com natural quebra nas receitas.

Programas como o skype ou o msn permitem há muito tempo que os utilizadores conversem entre si. Por outro lado, o skype permite fazer telefonemas para telefones fixos ou telemóveis a preços muito competitivos e telefonar a partir do computador portátil ou através dos telemóveis da última geração.

Outro programa, o voipbuster, permite que os utilizadores registados liguem gratuitamente para números de telefone fixos durante 60 minutos por semana ou telefonem sem qualquer limite por menos 5 euros mensais. Quem tenha muitos amigos ou familiares no estrangeiro também poderá conversar de graça, pois, em muitos países, ligar para número fixos através do voipbuster também é totalmente gratuito.

Em Portugal, os principais fornecedores de internet já oferecerem serviços para telefonar via internet a preços baixos e a empresa netcall também oferece este serviço, embora os preços não sejam tão competitivos como os exemplos que referimos anteriormente.

Com a massificação da banda larga, serão cada vez mais as empresas a oferecerem serviços de qualidade a preços muito mais competitivos que as tradicionais empresas de telecomunicações.

Da próxima vez que ouvir um anúncio a dizer que as chamadas são gratuitas, pense que as tem na internet, 24 horas por dia, e que, para o fazer, basta um microfone, umas colunas e um dos programas anteriormente referidos, ou outro similar.

12/04/07

C15: Portal para empresas

No endereço www.portaldaempresa.pt podemos aceder ao portal para empresas e os serviços e informações estão agrupados em cinco áreas: criação, gestão, execução, extinção e empresa on-line.

O portal é um excelente ponto de partida para quem planeia criar uma empresa, pois tem todo o tipo de informações necessárias sobre os passos que devem ser dados junto da administração pública e sobre como planear um negócio ou obter financiamento, entre outras.

Actualmente, já é possível criar uma empresa numa hora, entregando a documentação necessária num dos postos de atendimento existentes no país, como os Centros de Formalidades das Empresas ou as Conservatórias de Registo Comercial. No portal de empresas, essa formalidade foi ainda mais simplificada e agora é possível criar uma empresa on-line. No entanto, “De momento, apenas advogados, solicitadores e notários e os cidadãos portadores do Cartão de Cidadão podem criar uma empresa on-line, uma vez que possuem certificados digitais integrados nas respectivas cédulas profissionais ou no novo documento de identificação.”

Na área da gestão da empresa, são dadas instruções sobre as responsabilidades da empresa na gestão de recursos humanos, as obrigações fiscais, as formalidades e aspectos jurídicos e os apoios e incentivos existentes.

Quando o negócio corre como pretendido e quando existe a possibilidade da empresa crescer e passar a fronteira, começa-se a pensar na internacionalização ou na criação de uma rede de franchising. O portal das empresas disponibiliza alguns links que o podem ajudar nesse novo momento da sua empresa.

No entanto, nem todas as empresas têm os resultados pretendidos. Nos países mais desenvolvidos, a falência ou dissolução é encarada com alguma normalidade e, em algumas situações, até é valorizado o facto de alguém ter passado por essa experiência. Em Portugal, continua a ser vista como algo muito negativo, mas o portal auxilia os empresários nesse aspecto, disponibilizando todas as informações sobre o que devem fazer para extinguir ou declarar a falência do seu negócio.

Para além das grandes áreas referidas anteriormente, o portal também disponibiliza informação sobre oportunidades de negócio, uma agenda com as obrigações das empresas para com as entidades públicas, simuladores, um directório de contactos e respostas para as perguntas mais frequentes.

Outra ferramenta importante que o portal disponibiliza é a possibilidade dada ao empresário de colocar directamente questões sobre o financiamento da empresa ou das suas actividades. Quem procura este tipo de informação é redireccionado para o site do IAPMEI, que é outra fonte de informação obrigatória para quem procura informação sobre gestão de empresas e de programas de apoio.

Hoje em dia, são muitos os desafios que se colocam às empresas. O portal das empresas é uma boa porta de entrada para quem pretende criar uma empresa, não só para quem quer saber quais as obrigações das empresas para com o Estado, mas também para quem pretende conhecer outro tipo de informações sobre o tema.

08/04/07

C14: Segurança Social electrónica

Todos os Portugueses, de uma forma ou de outra, fazem parte das bases de dados da Segurança Social: os recém-nascidos são registados para que os pais recebam o abono de família; os trabalhadores descontam para a reforma; as reformas e os subsídios de desemprego são recebidos de acordo com as informações registadas nos sistemas informáticos ao longo de anos; e as empresas enviam os dados sobre os seus trabalhadores ou colaboradores.

Após alguns anos de descontrolo nos sistemas de informação da Segurança Social, temos vindo a assistir a uma substancial melhoria na qualidade do serviço prestado e ao cruzamento de dados e informações.

Durante alguns anos, cada serviço regional da Segurança Social tinha o seu próprio sistema, o que permitia, por exemplo, que alguém recebesse duas vezes o subsídio de desemprego, pois, para que isso acontecesse, bastava inscrever-se em dois centros de emprego.

Com a uniformização dos sistemas e a melhoria ocorrida na gestão da informação, os serviços da Segurança Social começaram a disponibilizar informação personalizada na internet.

Actualmente, todos os beneficiários podem conhecer a situação da sua carreira contributiva desde 1990 e consultar as informações relativas a subsídios de desemprego, a baixas por doença e a pensões. Também é possível efectuar um pedido de alteração de morada, embora o mais indicado seja fazê-lo através do portal do cidadão ou loja do cidadão, como referimos em rubricas anteriores.

O site da Segurança Social também disponibiliza alguns serviços específicos às empresas, nomeadamente a possibilidade de comunicar a admissão ou cessação de novos trabalhadores, de enviar a declaração de remunerações, de efectuar pedidos de informações em formulários on-line e de consultar todo o cadastro da empresa.

Tal como sucede noutros sites e portais do Estado a que nos referimos em emissões anteriores, podemos fazer o download de formulários, consultar informação sobre legislação específica, obter dados estatísticos, consultar relatórios e documentação do Ministério e saber quais são os direitos e deveres dos beneficiários do sistema no site da Segurança Social. Além disso, temos acesso ao directório com dados de todas as instituições que fazem parte do Ministério da Segurança Social.

A Segurança Social é um organismo do Estado onde são feitas denúncias de fraudes e reclamações diariamente.

Com a disponibilização de uma ferramenta de consulta permanente sobre a situação contributiva individual, podemos estar informados sobre o montante dos descontos que fazemos e verificar se a nossa entidade patronal também cumpre o que lhe é devido.

Se fizermos uma consulta regular do nosso cadastro individual, podemos evitar sermos surpreendidos por descontos que deveríamos ter feito e não fizemos.

Se tiver dúvidas ou necessitar de mais informações, consulte o site do Ministério em www.seg-social.pt ou então dirija-se pessoalmente a qualquer balção dos serviços da segurança social. O balcão da Segurança Social de Arruda dos Vinhos está localizado no mesmo edifício do Centro de Saúde, na Rua Heróis do Ultramar.