26/09/07

C29: O regresso às aulas - Parte II

Quem abrir o google e pesquisar pela expressão “sites de matemática” tem à sua frente alguns links que remetem para outros sites com inúmeros links de professores e algumas escolas portuguesas. Esses sites são um excelente ponto de partida para encontrar conteúdos e recursos valiosos em português.

Do outro lado do atlântico, onde o português tem um sotaque diferente, temos um site premiado nacional e internacionalmente que está no endereço www.somatematica.com.br. Para aceder a este site é necessário efectuar um registo gratuito.

Mais a norte, dos Estados Unidos, recomendamos um outro site http://www.speqmath.com, que permite fazer o download de um programa também premiado e que permite, entre outra coisas, ver de forma gráfica os cálculos efectuados, em problemas matemáticos simples ou complexos.

Outro software chega da Áustria, no site www.geogebra.org, um programa que reúne geometria, álgebra e cálculo. O site também está disponível em português.

E porque há mais vida escolar para além da Matemática, adicionamos às sugestões alguns sites com conteúdos diversificados e agrupados por níveis de ensino. O portal escolar brasileiro disponível no endereço http://www.brasilescola.com/, o site www.oercommons.org, em diferentes línguas.

Em portais com origem em Portugal recomendamos o sapo, com uma área específica para a educação no endereço turma.sapo.pt, com concursos, informações sobre o programa e-escola.

Por último, sugerimos o portal da entidade responsável por gerir todo o ensino em Portugal. O portal do ministério da educação também tem, naturalmente, informação muito diversificada e útil para todos os agentes educativos. Uma consulta demorada ajuda a perceber melhor o que se passa nas escolas, apoios existentes, currículos alternativos, legislação existente, etc.

19/09/07

C28: O regresso às aulas

Com a chegada de um novo ano lectivo chegam, também, novos livros, cadernos, novos professores, colegas e novas dores de cabeça para os encarregados de educação, seja porque a factura a pagar é elevada ou porque é necessário compatibilizar os horários escolares dos filhos com a vida profissional que se tem, para não falar na dificuldade que quase sempre existe em motivar os filhos para os estudos.

Nós, nesta rubrica, também entramos no espírito do início do ano lectivo e hoje vamos sugerir alguns sites e produtos informáticos que podem ser uma mais valia para pais, professores a alunos.

A primeira sugestão vai para o site da Porta Editora. Este é um dos principais sites na área do ensino, pela quantidade e qualidade dos conteúdos disponibilizados. Entre outros produtos e serviços, podemos encontrar o sítio dos miúdos, várias vezes premiado a nível nacional, o Infopédia, enciclopédia em português e um dicionário on-line gratuito. O endereço do site é http://www.portoeditora.pt.

Outra grande editora, a Texto Editora, também disponibiliza um conjunto alargado de produtos e serviços educativos on-line, para professores e alunos e, por isso, também sugerimos uma visita e consulta demorada ao site. http://ww.textoeditores.com/

Em ambos sites o acesso a alguns dos produtos e serviços está condicionado ao pagamento de um valor mensal ou anual.

O wikipédia é outro site com muitos conteúdos em diferentes línguas. Algumas vezes este site é criticado pelo facto de os conteúdos apresentados não terem rigor científico recomendável, mas de qualquer forma é um bom ponto de partida para preparar qualquer trabalho, tal é a quantidade de conteúdos disponíveis. O endereço é pt.wikipedia.org. O acesso a este site é totalmente gratuito.

Na área da língua portuguesa sugerimos o programa FLiP, que inclui, um corrector ortográfico, dicionários temáticos, corrector sintáctico, um suplemento para que o programa possa ser usado com o Microsoft Word e ainda existe a possibilidade de aceder gratuitamente a um dicionário on-line. O custo do programa Flip é de 60 euros. http://www.flip.pt

Outro bom auxiliar para dominar a nossa língua é o site Ciberduvidas, espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa. Este espaço, um dos mais antigos do género, tem um consultório — constituído por colaboradores que respondem, de segunda a sexta-feira, a todas as dúvidas do ponto de vista da ortografia, da fonética, da etimologia, da sintaxe, da semântica. http://ciberduvidas.sapo.pt/

Para quem precisa de inspiração diária ou procura alguma citação para elaborar ou preparar um trabalho pode encontrar no site Citador a informação ou texto que procura. http://www.citador.pt/

E é com uma citação, especialmente dirigida a quem está ainda a estudar, que terminamos por hoje. E essa citação diz que “A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido”, proferida por Ralph Waldo Emerson, Estados Unidos, [1803-1882]. Escritor, Poeta, Filósofo, Ensaísta

Para os mais velhos uma outra referência que diz que “Por sabedoria entendo a arte de tornar a vida mais agradável e feliz possível”
Arthur Schopenhauer, Alemanha, [1788-1860], Filósofo

12/09/07

C27: Aplicações Office gratuitas

Desde há muitos anos que a Microsoft tem dominado o mercado das chamadas aplicações “Office” com o processador de texto - Word, folha de cálculo - Excel, o criador de apresentações - Power-Point e uma aplicação de criação de base de dados chamada - Access. Por falta de alternativas e custos associados, uma grande parte das pessoas, e até empresas, acabava por instalar de forma ilegal o pacote “Office” da Microsoft, embora o patrão da Microsoft tenha afirmado, a dado momento, que não se importava que as pessoas instalassem em casa cópias do Microsoft Office porque isso iria fazer com quem quisessem utilizar o mesmo nas empresas onde trabalhavam.

Em 1999, uma empresa concorrente da Microsoft – Sun comprou a uma empresa alemã o programa StarOffice e nesse mesmo ano o StarOffice foi disponibilizado de graça. Este programa continha aplicações semelhantes às do pacote da Microsoft, e foi rebaptizado com o nome OpenOffice. Os principais objectivos da Sun eram fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e em código aberto, por forma a que um maior número de programadores informáticos pudessem dar o seu contributo a este projecto.

Algumas das grandes vantagens dos programas Office da Microsoft são a sua disponibilidade nas principais línguas, têm corrector ortográfico integrado e são utilizadas por milhões de pessoas, o que torna os formatos dos documentos comuns e, desse forma, facilmente trocáveis entre os utilizadores.

As primeiras versões do programa OpenOffice não cumpriam, de forma cabal, os objectivos inicialmente traçados, tornando-se difícil, dessa forma, usar o programa, já que a sua compatibilidade com os programa da Microsoft nem sempre era possível e daí tornava-se difícil trocar os documentos criados com a maioria dos utilizadores.

Ao disponibilizar o código do OpenOffice a toda a comunidade, a Sun possibilitou que um maior número de programadores ajudasse a construir um programa mais robusto, para um maior número de línguas e mais compatível com o pacote Office da Microsoft.

Tal facto, permitiu, em 2005, lançar a versão 2.0 do OpenOffice, versão que responde aos requisitos da grande maioria dos utilizadores tradicionais do Microsoft Office. Essa versão também existe em Português, com corrector ortográfico incorporado, e podemos gravar os documentos nos formatos utilizados nos programas da Microsoft (embora nem sempre os documentos convertidos fiquem a 100% no novo formato), os comandos e menus são muito idênticos aos que já existem noutros programas, usa os principais standards existente para a criação de documentos e é certo que no futuro o programa continuará a ser gratuito.

Outra funcionalidade interessante do programa é que existe uma versão que podemos instalar numa pen drive e dessa forma usar o programa mesmo em computadores que não tenham o programa instalado.

O OpenOffice é um programa que responde as necessidades da grande maioria dos utilizadores e dessa forma deve ser instalado e usado por quem não quer comprar o programa da Microsoft. Já não existe desculpa para continuar a utilizar uma versão ilegal dos programas da Microsoft, seja em casa ou no trabalho.

Quem quiser mais informações poderá aceder ao site do projecto OpenOffice no endereço http://www.openoffice.org.

Endereços:
Geral: http://www.openoffice.org
PT: http://ooo.paradigma.pt/

07/09/07

N04: Global e-Government 2007 - Portugal sobe 41 lugares no ranking da Universidade de Brown

Portugal conseguiu uma subida espectacular no índice da Universidade de Brown que mede os resultados obtidos no desenvolvimento de práticas de Governo Electrónico, subindo de 48ª para 7º. No Plano Europeu, Portugal sobe de 16º para 2º.

Este resultado é salientado em diversos pontos do Relatório, sendo Portugal referenciado como exemplo de progresso rápido neste domínio.

O estudo da Universidade de Brown (disponível em http://www.insidepolitics.org/egovt07int.pdf) analisa 198 países e 1687 “websites” governamentais, sendo mais um sinal consistente do impacto positivo que o Plano Tecnológico e alguns dos seus pilares fundamentais como o Simplex e o Ligar Portugal estão a ter na eficácia da Administração Pública em Portugal, com reflexos na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e às empresas.

05/09/07

C26: O universo Google

Para a maioria dos utilizadores de Internet, a palavra Google é sinónimo, apenas, de motor de pesquisa. Na verdade, no início da aventura dos dois empreendedores norte-americanos, o nome da empresa e do motor de pesquisa misturavam-se.

Com o sucesso alcançado com o motor de pesquisa, simples, mas revolucionário, a empresa Google foi conseguindo o apoio de empresas de capital de risco norte-americanas, e, dessa forma, foi sendo possível explorar outros domínios da internet. Hoje, a empresa Google é uma empresa cotada em bolsa, que continua a surpreender e a inovar no universo da Internet.

Na rubrica de hoje, falar da empresa Google e de alguns produtos e serviços que fazem parte do seu port-fólio.

Um dos primeiros serviços criados na alvorada da Internet foi o correio electrónico. Hoje, todos os que usam a Internet já não prescindem desta ferramenta.

Nos últimos anos, os principais fornecedores de serviços gratuitos de e-mail começaram a sentir problemas em disponibilizar caixas de e-mail com elevada capacidade e sem problemas de spam ou vírus.

A empresa Google viu nesse problema uma oportunidade de negócio e lançou um serviço inovador, apelidado de gmail. Este serviço surgiu com capacidade de armazenamento de mensagens com valores nunca antes visto, e sempre a crescer, totalmente grátis, em mais de 40 línguas, com possibilidade de guardar as mensagens no pc e no servidor gmail, protecção de spam, corrector ortográfico incorporado, para além de ser muito simples e intuitivo. Este serviço também tem incorporado a possibilidade de conversar em tempo real com qualquer um dos contactos que também usam o gmail.

Outro produto verdadeiramente revolucionário é o Google Earth. Este programa apresenta um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de fotografias de satélite obtidas em fontes diversas. O programa pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas bidimensionais e fotos de satélite ou como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos.
Este programa permite-nos voar sobre todos os locais do mundo e, por essa razão, já foi posto em causa por alguns países, uma vez que também mostra imagens de zonas militares secretas, por exemplo. Por razões comerciais e legais essas imagens acabam por ser retiradas. Quem quiser voar sobre o concelho de Arruda é muito simples, faz o download do programa, instala e sem sair de casa consegue passear por todo o concelho e, em menos de 5 segundos, pode saltar para a China e ver imagens sobre os locais onde se vão realizar os jogos olímpicos do próximo ano, por exemplo.

Os Ad-words, pequenos anúncios que hoje aparecem em muitos sites e em motores de pesquisa, também foi uma criação da Google.

Este tipo de anúncios permite a qualquer empresa criar uma campanha publicitária em poucos minutos, escolhendo em que tipo de sites quer apresentar os seus anúncios, em que zonas o mesmo deve ser visto, em que horários e pode ainda definir a quantidade de dinheiro que quer gastar por dia ou por semana. Os custos de qualquer companha no “ad-words” são bem inferiores aos modelos de publicidade tradicionais e pode ser totalmente controlada pelo anunciante. Quem anuncia só paga alguns cêntimos pelos cliques dados sobre o anúncio.

Para as empresas que têm um site, este tipo de publicidade também pode ser uma fonte de receitas, já que a empresa google criou uma tecnologia complementar chamada “Adsense” que mostra os anúncios referidos anteriormente. Se eu tiver um site sobre automóveis, por exemplo, podem ser apresentados anúncios só sobre esse tema e por cada clique dado pelos visitantes eu ganho uns cêntimos com isso.

Estes são apenas alguns dos exemplos de como a empresa Google tem inovado na Internet. Outros produtos e serviços têm sido criados, embora ainda não sejam lideres nas preferências dos internautas. Por hoje é tudo sobre a Google, mas em qualquer outro programa podemos voltar a falar sobre esta empresa, uma vez que a inovação e criatividade estão bem gravados nos genes da Google.