26/03/08

SP3 deve ser lançado para Windows XP em abril

"Depois do lançamento internacional do primeiro Service Pack para o novo sistema operacional Windows Vista, a Microsoft prepara também o terceiro, e último, pacote de atualizações de segurança para seu antecessor, Windows XP.

O site TechARP informou que o pacote trará atualizações e correções distribuídas desde o lançamento do Service Pack 2, ocorrido em agosto de 2004. O Service Pack 3 para XP será lançado primeiro para o exterior, algo que deve acontecer na segunda quinzena de abril, e aproximadamente 21 dias depois chegará para outros mercados.

Não haverá um novo lançamento do Windows XP Media Center Edition ou do Windows XP Tablet Edition com o SP3 integrado, sendo assim os usuários precisarão comprar uma versão antiga e depois aplicar a atualização, noticiou o site The Inquirer."

C39: Direitos dos Consumidores

A Direcção Geral do Consumidor, no âmbito de uma iniciativa promovida pela Rede Internacional de Controlo e Protecção dos Consumidores, está a promover, desde o dia 24 e até a próxima sexta-feira, dia 28, a Semana de Prevenção da Fraude.

O objectivo desta iniciativa é, fundamentalmente, alertar os consumidores para práticas fraudulentas, de modo a fornecer-lhes informações que lhes permitam identificar os esquemas enganosos, desonestos e desleais, que lesam os seus interesses.

Já abordámos, noutras emissões, alguns dos cuidados que devemos ter na compra de produtos através da Internet e na utilização dos sites bancários, por exemplo. Hoje iremos, essencialmente, repetir algumas recomendações e falar de alguns esquemas que vão aparecendo, uma vez que a Internet é uma realidade que evolui todos os dias, tanto para o bem como para tentar enganar terceiros.

Um dos esquemas de fraude mais populares é o que oferece a oportunidade de reforçar os rendimentos com trabalho feito a partir de casa. Quem é que nunca viu um anúncio desses junto ao Multibanco ou nos jornais? Para tal, só é pedido que tenhamos disponibilidade e acesso à Internet. Quem já experimentou este tipo de “trabalho” sabe que o mesmo é quase sempre um logro, que pretende enganar outras pessoas. Por isso, a Direcção-Geral do Consumidor aconselha as pessoas a informarem-se sobre o tipo de trabalho, os seus custos e as remunerações envolvidas. É de desconfiar sempre antes de aceitar uma proposta desse género.

Outra fraude mais recente prende-se com a compra de automóveis através da Internet. Por vezes, a proposta de negócio é tão aliciante que somos mesmo tentados a comprar, antes que o negócio fuja. No entanto, devemos estar atentos e não comprar quando o endereço for de um apartado ou de uma caixa de correio electrónico. Por outro lado, antes de transmitirmos os dados pessoais ou bancários, deveremos certificar-nos que a informação é transmitida de uma forma segura (se o sítio electrónico é seguro, ou seja, se é um https, se existe o ícone do cadeado, se existe uma política de privacidade e encriptação de dados, etc).

Não são raros os mails que publicitam campanhas de ajuda a terceiros, que sofrem de doenças terminais ou que precisam de sangue, sendo a maior parte autênticos logros, como se comprova pelo facto de, muitas vezes, voltarmos a receber o mesmo mail passados alguns anos e pelo facto dos contactos dos interessados serem falsos. Reencaminhar esses mails com os nossos contactos associados, pode trazer-nos problemas adicionais, uma vez que ficam disponíveis para todas as pessoas que venham a receber o mail.

É pena que pessoas sem escrúpulos usem a Internet desta forma, porque sem dúvida que através da mesma se poderiam ajudam muitas pessoas. A desconfiança instala-se e tudo passa a parecer suspeito.


http://www.deco.proteste.pt/

http://www.consumidor.pt

http://cartilha.cert.br/fraudes/

19/03/08

C37: Genoma humano

Um dos grandes desafios científicos no final do século passado foi a descodificação do genoma humano. Em Biologia, aprendemos que o património genético que herdamos dos nossos pais é guardado no ADN (ou DNA, em Inglês) e que será esse mesmo ADN que iremos transmitir aos nossos filhos.

O estudo deste tema começou no século XIX com o monge Gregor Mendel, que conseguiu definir as leis básicas da hereditariedade a partir de um estudo sobre sucessivas gerações de ervilhas verdes e amarelas. Nesse estudo, concluiu que existiam elementos autónomos que controlavam as características hereditárias.

No final do ano de 2007, duas empresas norte-americanas lançaram um serviço que permite ao comum dos mortais saber mais sobre o seu património genético, usando apenas uma amostra de saliva e pagando cerca de 1000 dólares.

E o que podemos ficar a saber com esses resultados? Podemos ficar a saber quais as doenças para as quais estamos mais propensos, podemos comparar o nosso património com outras pessoas e saber até que ponto são nossos parentes mais próximos ou afastados, saber as nossas origens (se temos apenas antepassados portugueses ou também se existiu alguém na família de outro zona do mundo, por exemplo) e inclusivamente podemos saber até que ponto temos ou não mais jeito para a música, desporto ou para o mundo dos negócios.

O que estas empresas nos fornecem é um relatório com a identificação e o conteúdo dos nossos genes. Actualmente, é ainda economicamente inviável fazer uma análise mais profunda. De qualquer forma, as empresas disponibilizam informação no seu site e, dessa forma, podemos ficar a conhecer mais sobre os nossos genes. A investigação e pesquisa fica nas nossas mãos.

Esta análise ainda não permite saber como se relacionam os genes nem até que ponto os problemas que referimos anteriormente são minimizados graças à força e relação com os outros genes. Esse será o passo seguinte e que ainda levará alguns anos, tal é a complexidade do que estamos a falar.

No futuro, será possível às empresas farmacêuticas desenvolverem medicamentos específicos para cada um de nós, sem efeitos secundários, e por isso, mais eficazes. Por outro lado, poderemos orientar a nossa vida de uma outra forma, uma vez que sabemos que temos mais jeito para determinadas áreas de conhecimento.

Como escreveu uma revista médica inglesa, a quantidade de oportunidades e informação nova existente é tanta que é impossível absorvê-la fácil e rapidamente. É como experimentar beber água a partir de uma boca-de-incêndio.

Para mais informações:
http://www.23andme.com
http://www.navigenics.com

05/03/08

C36: Programa gratuito de Gestão e Contabilidade

Qualquer empresa necessita de ter as suas contas bem organizadas, em primeiro lugar por imposição legal, mas, também, para saber às quantas anda, seja para o que tem para receber dos clientes seja para pagar aos fornecedores e ao estado.

Para as micro e pequenas empresas ou empresários em nome individual, o custo do software para gerir todas essas contas costuma ser um factor de peso na tomada de qualquer decisão, em especial se for obrigatório pagar uma mensalidade adicional para garantir a manutenção e assistência ao programa.

Numa era em que existe cada vez mais software gratuito à disposição de todos, algumas empresas portuguesas que produzem software de contabilidade e gestão decidiram lançar versões gratuitas dos seus programas, especialmente para quem não precisa de versões muito complexas e para quem nunca iria comprar os programas porque na análise custo / beneficio, o custo ganhava claramente ao beneficio. Quem produz o software acaba por ganhar na promoção que é feita aos seus produtos e tem sempre a esperança que no futuro essas mesmas empresas venham necessitar de versões mais robustas e, por isso, pagas.

No programa de hoje, vamos falar de um desses programas, mais especificamente do Primavera Express.

O Primavera Express é um programa de gestão comercial, de configuração fácil e rápida, que executa as funcionalidades básicas de qualquer empresa ou actividade, através da qual poderá modernizar a sua organização e optimizar o tratamento informático da sua área comercial. Este programa cumpre a nova norma que é SAFT-PT.

Entre outras funcionalidades na aplicação, estão disponíveis os módulos de Facturação/ Vendas ao Balcão, Caixa, Contas Correntes, Stocks, Informação de Gestão e outras características tais como possibilidade de emissão de documentos com IVA incluído ou excluído; Alertas de valores a pagar e valores a receber.

O programa funciona em ambiente de mono-posto ou mono-utilizador, ou seja, não funciona em rede e só da para configurar um utilizador.

A versão do programa também trás um manual de instalação e utilização.

Como características o computador tem de ter Sistema Operativo: Microsoft Windows 98 ou superior, Processador: Pentium III, Memória: 256 MB RAM (recomendado 512 MB) e Disco: 1 GB.

Para mais informações: http://www.primaverabss.com/corporate/.