15/02/07

C08: Segurança Informática

Quase todos os utilizadores de informática já passaram pela experiência de ter um problema com o computador: ou um ataque de vírus, ou não conseguir ligar o computador, ou não conseguir aceder à internet ou até perder um trabalho importantíssimo, feito ao longo de semanas, para não falar de um problema do domínio do insondável informático, daqueles que ninguém consegue explicar porque acontece, mas...acontece.

Há um conjunto de regras e cuidados que devem ser seguidos com frequência, de modo a evitar situações mais aborrecidas.

Em primeiro lugar, deve guardar sempre consigo os cds de instalação do seu computador, periféricos e dos programas que usa, de modo a conseguir reinstalar o computador sem problemas, caso seja necessário. Guarde também, junto a esses cds, as chaves de activação dos programas licenciados que tem.

Por outro lado, e mais importante, é fazer uma cópia regular de todos os seus trabalhos e ficheiros. Imagine que hoje depois do almoço tinha que reinstalar todo o seu computador e que, com isso, perdia todos os seus trabalhos, documentos, imagens ou base de dados. Pois... a verdade é que situações destas acontecem regularmente e até um simples pico de corrente pode danificar o seu computador. Faça uma cópia regular de tudo o que considera fundamental e guarde-a em sítio seguro. A cópia deve ser feita consoante a frequência com que faz actualizações aos seus documentos ou a importância desses mesmos ficheiros.

Se vive numa zona com problemas eléctricos frequentes, deve adquirir um equipamento auxiliar ( UPS) , que o proteja das descargas das trovoadas, picos e oscilações de corrente ou cortes de energia.

Hoje em dia, o hardware é muito mais resistente e menos propenso a falhas e, por isso, a maioria dos problemas chegam via internet.

Quase todos os programas instalados no seu computador têm buracos e a configuração do computador ou da rede informática também não estão isentos de portas abertas, que podem ser usadas pelos piratas da internet.

Perante esta realidade, é importante seguir um conjunto de procedimentos que reduzam ao mínimo a probabilidade de ter problemas.

É importante ter uma versão legal de todo o software instalado no seu computador, para poder fazer todas as actualizações de segurança, especialmente do sistema operativo.

Ter um anti-vírus, configurado para instalar automaticamente todas as últimas actualizações e para estar permanentemente a analisar o seu computador e os e-mails que recebe.

Também deve utilizar um programa para detectar e limpar spyware do seu sistema. Muitos sites copiam ficheiros e alguns programas, que pioram o desempenho do sistema, para o nosso computador.

Uma regra de ouro é evitar aceder a sites com conteúdos e idoneidade duvidosa. Esses sites são muito usados para aproveitar os buracos nos programas e nas redes informáticas e instalam programas maliciosos, que, muitas vezes, obrigam, inclusive, a reinstalar o computador ou bloquear o uso da rede informática.
Evite, de igual forma, abrir e-mails de conteúdos estranhos ou de proveniência desconhecida.

Também deve instalar ou activar uma firewall para bloquear ou controlar quem pode aceder ao seu computador.

Periodicamente faça a manutenção do seu computador ou rede informática. Mantenha o seu computador com as últimas versões dos programas e verifique regularmente se o seu computador está livre de vírus e de spyware. E, acima de tudo, não se esqueça de fazer cópias regulares dos seus principais ficheiros, documentos ou base de dados.

Sem comentários: