22/08/07

C24: Compare os preços na internet

Uma das principais vantagens da Internet é possibilitar que pesquisemos por diferentes produtos e serviços sem sair de casa.

Não há muitos anos, para comprar um electrodoméstico, por exemplo, teríamos de ir à única loja da nossa terra ou então ir até à cidade mais próxima e navegar de loja em loja à procura do melhor preço ou do comerciante mais simpático e que, por isso, aparentemente, oferecia as melhores garantias e serviço. Na verdade, o conhecimento existente e a possibilidade de escolha dos produtos era limitada.

Há medida que a Internet foi tomando conta da nossa vida e da vida das empresas, a informação disponível aumentou, bem como os produtos oferecidos e serviços associados. Essa realidade permite que hoje pesquisemos tudo o que existe no mercado: os melhores produtos, os melhores preços, os melhores serviços, seja em Portugal ou no estrangeiro. Basta aceder a qualquer motor de pesquisa e escrever o nome dos produtos que desejamos, apesar de que para fazer uma boa compra, por vezes, também leva o seu tempo. É necessário comparar preços, características e tentar saber até que ponto a loja que apresenta o produto é de confiança ou não.

As lojas físicas que visitávamos no passado são substituídas aos poucos por lojas virtuais. Visitar uma loja virtual que fica em Arruda dos Vinhos leva o mesmo tempo que visitar uma loja similar no ponto mais a norte da Europa ou nos antípodas, algures na Austrália. As distâncias desapareceram, o euro tornou-se uma realidade e veio simplificar as contas e muitas alfândegas foram abolidas. Hoje, os métodos de pagamento também são comuns, os custos de transporte, naturalmente, variam de acordo com as distâncias, mas rapidamente qualquer produto chega a Portugal. Os principais obstáculos são a desconfiança e desconhecimento sobre a empresa que vende os produtos e nem sempre a língua é nossa conhecida, embora o inglês seja a língua franca da Internet e do mundo dos negócios.

Com o surgimento de tantas lojas virtuais, um novo serviço surgiu na Internet: Portais que funcionam como uma espécie de central de produtos e que comparam os preços desses mesmos produtos. O objectivo é facilitar a vida a quem pretende comprar, uma vez que no mesmo portal podemos aceder à informação do mesmo produto para um vasto número de lojas. Para os comerciantes, esta serviço também é uma grande ajuda, já que a sua empresa e os produtos e serviços são apresentados a um conjunto muito mais vasto de potenciais clientes, a um preço de exposição bem inferior do que outros meios de marketing, por exemplo.

Em Portugal, este tipo de sites também já existem há algum tempo e mais conhecidos são:
www.vpreco.com/
www.precos.iol.pt/
www.izideal.pt
www.kuantokusta.pt
www.precos.com.pt/

Como foi referido anteriormente, estes sites são uma vantagem para os clientes, mas também sugiro uma visita aos comerciantes e que analisem até que ponto pode ou não ser uma mais valia ter a sua empresa ou loja presente nestes sites. Mesmo que os produtos não consigam ser os mais competitivos é uma forma de promoverem o que vendem. O preço nem sempre é tudo e os serviços complementares oferecidos até agradar aos clientes mais exigentes.

Sem comentários: