12/04/07

C15: Portal para empresas

No endereço www.portaldaempresa.pt podemos aceder ao portal para empresas e os serviços e informações estão agrupados em cinco áreas: criação, gestão, execução, extinção e empresa on-line.

O portal é um excelente ponto de partida para quem planeia criar uma empresa, pois tem todo o tipo de informações necessárias sobre os passos que devem ser dados junto da administração pública e sobre como planear um negócio ou obter financiamento, entre outras.

Actualmente, já é possível criar uma empresa numa hora, entregando a documentação necessária num dos postos de atendimento existentes no país, como os Centros de Formalidades das Empresas ou as Conservatórias de Registo Comercial. No portal de empresas, essa formalidade foi ainda mais simplificada e agora é possível criar uma empresa on-line. No entanto, “De momento, apenas advogados, solicitadores e notários e os cidadãos portadores do Cartão de Cidadão podem criar uma empresa on-line, uma vez que possuem certificados digitais integrados nas respectivas cédulas profissionais ou no novo documento de identificação.”

Na área da gestão da empresa, são dadas instruções sobre as responsabilidades da empresa na gestão de recursos humanos, as obrigações fiscais, as formalidades e aspectos jurídicos e os apoios e incentivos existentes.

Quando o negócio corre como pretendido e quando existe a possibilidade da empresa crescer e passar a fronteira, começa-se a pensar na internacionalização ou na criação de uma rede de franchising. O portal das empresas disponibiliza alguns links que o podem ajudar nesse novo momento da sua empresa.

No entanto, nem todas as empresas têm os resultados pretendidos. Nos países mais desenvolvidos, a falência ou dissolução é encarada com alguma normalidade e, em algumas situações, até é valorizado o facto de alguém ter passado por essa experiência. Em Portugal, continua a ser vista como algo muito negativo, mas o portal auxilia os empresários nesse aspecto, disponibilizando todas as informações sobre o que devem fazer para extinguir ou declarar a falência do seu negócio.

Para além das grandes áreas referidas anteriormente, o portal também disponibiliza informação sobre oportunidades de negócio, uma agenda com as obrigações das empresas para com as entidades públicas, simuladores, um directório de contactos e respostas para as perguntas mais frequentes.

Outra ferramenta importante que o portal disponibiliza é a possibilidade dada ao empresário de colocar directamente questões sobre o financiamento da empresa ou das suas actividades. Quem procura este tipo de informação é redireccionado para o site do IAPMEI, que é outra fonte de informação obrigatória para quem procura informação sobre gestão de empresas e de programas de apoio.

Hoje em dia, são muitos os desafios que se colocam às empresas. O portal das empresas é uma boa porta de entrada para quem pretende criar uma empresa, não só para quem quer saber quais as obrigações das empresas para com o Estado, mas também para quem pretende conhecer outro tipo de informações sobre o tema.

Sem comentários: