19/04/07

C16: Chamadas telefónicas grátis

As empresas de telecomunicações estão constantemente a oferecer-nos promoções, nomeadamente, chamadas grátis aos fins-de-semana e descontos nos telefonemas que fizermos para um grupo restrito de pessoas à nossa escolha, entre outras. Além dos anúncios diários que passam nas televisões e rádios, essas propostas são também feitas através dos call-centers, a horas tardias e quase sempre contra a nossa vontade.

Apesar da Portugal Telecom continuar a ser uma empresa privilegiada em relação às demais concorrentes, o mercado das telecomunicações é um dos sectores económicos com maior concorrência e evolução tecnológica em Portugal.

Nos últimos anos, com a total massificação dos telemóveis, muitos portugueses abandonaram o telefone fixo para evitar pagar uma mensalidade fixa e muitos outros só o mantêm para poder ter internet, situação que hoje também é possivel evitar, uma vez que algumas empresas não cobram a mensalidade pela assinatura do serviço de telefone fixo.

A oferta de chamadas telefónicas totalmente grátis deve-se essencialmente à Internet e não tanto à concorrência de outros operadores telefónicos. Com o aparecimento da internet, surgiram também programas que possibilitam que duas ou mais pessoas conversem a custo zero. O passo seguinte da evolução comunicacional foi desenvolver e disponibilizar programas que possibilitam a ligação para telefones fixos ou telemóveis a custo zero ou por um valor muito inferior ao de mercado, tanto para Portugal, como para o estrangeiro. Com esta evolução, as companhias telefónicas de todo o mundo têm vindo a sofrer decréscimos significativos no volume de chamadas feitas através do telefone fixo, com natural quebra nas receitas.

Programas como o skype ou o msn permitem há muito tempo que os utilizadores conversem entre si. Por outro lado, o skype permite fazer telefonemas para telefones fixos ou telemóveis a preços muito competitivos e telefonar a partir do computador portátil ou através dos telemóveis da última geração.

Outro programa, o voipbuster, permite que os utilizadores registados liguem gratuitamente para números de telefone fixos durante 60 minutos por semana ou telefonem sem qualquer limite por menos 5 euros mensais. Quem tenha muitos amigos ou familiares no estrangeiro também poderá conversar de graça, pois, em muitos países, ligar para número fixos através do voipbuster também é totalmente gratuito.

Em Portugal, os principais fornecedores de internet já oferecerem serviços para telefonar via internet a preços baixos e a empresa netcall também oferece este serviço, embora os preços não sejam tão competitivos como os exemplos que referimos anteriormente.

Com a massificação da banda larga, serão cada vez mais as empresas a oferecerem serviços de qualidade a preços muito mais competitivos que as tradicionais empresas de telecomunicações.

Da próxima vez que ouvir um anúncio a dizer que as chamadas são gratuitas, pense que as tem na internet, 24 horas por dia, e que, para o fazer, basta um microfone, umas colunas e um dos programas anteriormente referidos, ou outro similar.

Sem comentários: