05/03/08

C36: Programa gratuito de Gestão e Contabilidade

Qualquer empresa necessita de ter as suas contas bem organizadas, em primeiro lugar por imposição legal, mas, também, para saber às quantas anda, seja para o que tem para receber dos clientes seja para pagar aos fornecedores e ao estado.

Para as micro e pequenas empresas ou empresários em nome individual, o custo do software para gerir todas essas contas costuma ser um factor de peso na tomada de qualquer decisão, em especial se for obrigatório pagar uma mensalidade adicional para garantir a manutenção e assistência ao programa.

Numa era em que existe cada vez mais software gratuito à disposição de todos, algumas empresas portuguesas que produzem software de contabilidade e gestão decidiram lançar versões gratuitas dos seus programas, especialmente para quem não precisa de versões muito complexas e para quem nunca iria comprar os programas porque na análise custo / beneficio, o custo ganhava claramente ao beneficio. Quem produz o software acaba por ganhar na promoção que é feita aos seus produtos e tem sempre a esperança que no futuro essas mesmas empresas venham necessitar de versões mais robustas e, por isso, pagas.

No programa de hoje, vamos falar de um desses programas, mais especificamente do Primavera Express.

O Primavera Express é um programa de gestão comercial, de configuração fácil e rápida, que executa as funcionalidades básicas de qualquer empresa ou actividade, através da qual poderá modernizar a sua organização e optimizar o tratamento informático da sua área comercial. Este programa cumpre a nova norma que é SAFT-PT.

Entre outras funcionalidades na aplicação, estão disponíveis os módulos de Facturação/ Vendas ao Balcão, Caixa, Contas Correntes, Stocks, Informação de Gestão e outras características tais como possibilidade de emissão de documentos com IVA incluído ou excluído; Alertas de valores a pagar e valores a receber.

O programa funciona em ambiente de mono-posto ou mono-utilizador, ou seja, não funciona em rede e só da para configurar um utilizador.

A versão do programa também trás um manual de instalação e utilização.

Como características o computador tem de ter Sistema Operativo: Microsoft Windows 98 ou superior, Processador: Pentium III, Memória: 256 MB RAM (recomendado 512 MB) e Disco: 1 GB.

Para mais informações: http://www.primaverabss.com/corporate/.

Sem comentários: